O Pico do Ibituruna, em Governador Valadares, é mundialmente conhecido pelos fãs e praticantes de voo. A cidade mineira é considerada a capital mundial do voo livre, já que possui uma das melhores térmicas do mundo para a prática desses esportes. 
Graças a essas boas condições, a cidade recebe, frequentemente, campeonatos de parapente e asa delta. 
A entrada é gratuita, basta chegar no alto do Pico do Ibituruna e você já estará dentro do evento. O ideal é chegar antes do início das provas, para curtir o clima do local e ver bem de pertinho todo o processo, desde os pilotos chegando e se preparando, até a hora em que o Pico esvazia. 
 
Não se esqueça do protetor solar, respeite as regras de segurança e aproveite a experiência.
 
Pico do Ibituruna:
 
 
Conhecida plataforma de voo livre, é o principal atrativo turístico da cidade de Governador Valadares. Com 1 123 metros de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura.[2]
 
O turista que chega a Governador Valadares percebe, à distância, sua presença. Muitos quilômetros antes de entrar no município, avista, ainda na estrada, o Pico do Ibituruna. Majestosa pedra negra encravada na planície por onde serpenteia o caudaloso Rio Doce, é ponto de referência para todos que por aqui passam. O pico pode ser avistado de todos os bairros da cidade.