Competição de voo livre atrai praticantes de vários estados para Petrópolis, no RJ

Data publicação 21/02/2019
 
Petrópolis, na Região Serrana do Rio, sedia a Copa Rio e o Serra Open, competições que reúnem atletas do voo livre de todo o país. O evento acontece de sexta-feira (7) até domingo (9), com programação a partir das 10h, na rampa do Parque São Vicente.
 
O evento conta com programação variada, com shows de bandas de forró, rock, blues e MPB, uma feira com produtos orgânicos e artesanais, além de um roteiro de brincadeiras variadas para crianças, em um espaço kids. A ideia dos organizadores é promover a diversão para toda a família.
 
De acordo com o Petrópolis Voo Clube (PVC), 15 atletas estão confirmados, mas uma boa parte dos competidores se inscreve no momento da competição. São praticantes do Rio, São Paulo e Minas e outros estados.
 
A arrumação dos equipamentos começa às 10h, mas somente às 13h30 começam as decolagens com início da competição, que é dividida em duas categorias: elite, para os profissionais, e sport, para os iniciantes e amadores da modalidade. Os organizadores explicam que o esporte atrai atletas de todas as idades.
 
"A cidade tem as melhores condições de decolagem e de voo do Estado. Decolamos em Petrópolis e pousamos na entrada da Serra, ali na Baixada Fluminense, onde temos ótimas pistas de pouso. Os atletas adoram esse percurso, já que podem aproveitar as belezas da nossa região”, explica Geraldo Magela, o “Lalado”, um dos organizadores da competição.
 
O município conta com três rampas, que estão localizadas no Parque São Vicente, Morin e Siméria. Todas dão possibilidade de decolagem para todos os quadrantes de ventos. Ainda segundo o PVC, acontecem cerca de mil decolagens nos meses em que as condições climáticas são mais favoráveis, entre setembro e fevereiro.